Alimentos que evitam envelhecimento precoce


Muitos estudos mostram que alimentação saudável pode conservar as características jovens nas pessoas por mais tempo, entre elas a aparência da pele que pode se manter elástica e hidratada, e as funções cognitivas, como memória, agilidade de raciocínio, concentração e humor, que podem ser mantidas em um nível saudável ao longo da vida. Em função disto, alguns alimentos estão sendo considerados importantes na prevenção de diversas doenças. Embora a fonte da juventude não exista, alguns alimentos ajudam a deixar o corpo mais saudável e evitam o envelhecimento precoce.

Procure alimentos com colágeno e elastina: Tanto o colágeno como a elastina são proteínas que estão presentes no nosso corpo, mas embora atuem lado a lado elas possuem algumas diferenças. Para começar, é bom esclarecer que a elastina é a responsável por dar sustentação às nossas células, o que inclui as da pele. Isso significa que quando ela não está presente em quantidades apropriadas, as áreas onde atua irão sofrer danos, e é isso que causa, por exemplo, as rugas e as estrias.
Já a elastina, é responsável pela estrutura dos tecidos, permitindo que eles tenham elasticidade, está presente em apenas algumas áreas do corpo, em especial a pele. Quando essa proteína se une com as fibras do colágeno as duas têm seus benefícios somados e, com isso, evitam o envelhecimento precoce. Em relação à alimentação, vale investir em algas como o ágar-ágar além de aveia e gelatina.

Enxofre ajuda na produção de colágeno: Agora que você entendeu a importância dessas proteínas, saiba que também é importante investir em alimentos que sejam ricos em enxofre, mineral que ajuda na produção de colágeno, e portanto também é muito indicado para quem quer ter uma pele bonita e saudável por mais tempo. Ele está presente em diversos alimentos, em especial leguminosas, carnes, ovos, nozes, vegetais crucíferos como couve e repolho, na cebola e no alho.

Vitamina A melhora a vitalidade da pele: Tudo bem que a vitamina A também é indicada para deixar os cabelos mais bonitos e até para melhorar a visão, mas neste caso seu grande benefício é ajudar no crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Isso sem falar que ela reduz os danos causados pela radiação solar, cujo excesso pode até causar câncer. Além disso, aumenta a circulação sanguínea, que permite que a pele fique mais hidratada. Alimentos que a possuem em boas quantidades são cenoura, fígado e brócolis.

Busque alimentos ricos em antioxidantes: Antioxidantes são indicados para o corpo de uma maneira geral porque eles combatem o excesso de radicais livres, vale lembrar que esses agentes são considerados tóxicos quando aparecem em quantidades exacerbadas, já que podem causar a oxidação das células. E uma das consequências é justamente o envelhecimento precoce. Por isso, frutas de uma maneira geral são muito indicadas para quem quer ter mais antioxidantes na alimentação diaria.

Alimentos alcalinos permitem a regeneração celular: Por fim temos os alimentos alcalinos, famosos por deixarem a pele lisa e jovial. Eles são conhecidos por ajudarem a equilibrar o Ph do sangue, o que permite que o corpo fique menos ácido. Com esse processo, possíveis células inflamadas voltam ao tamanho normal, e essa regeneração permite que a pele fique mais saudável. Sementes de abóbora, canela e gengibre e limão são exemplos de alimentos tornam o corpo mais alcalino.
Magali Rogge Mugnaini Abrão – CRN 3602-magali.rogge@terra.com.br
Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação
Rua Alferes Franco 1160 – Centro – Fone (19) 3453-3299 – 98990 7000