Omelete


Uma opção rica em nutrientes é uma boa maneira de enfrentar com facilidade a rotina cheia de compromissos dos dias atuais, tornando a refeição ainda mais especial, você pode incluir a omelete no seu cardápio de uma forma prática e muito saudável de garantir a ingestão de substâncias necessárias para o bem-estar.

  O ovo, ingrediente principal da preparação, é um alimento extremamente popular presente no dia a dia de todos. Fonte de poderosos nutrientes é perfeito para equilibrar o corpo e torná-lo mais saudável, é rico em vitaminas A, B, D e E, ajudando a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e ossos, contém proteína de boa qualidade para quem deseja ganhar massa muscular.

Omeletes saudáveis: Como preparar?

  Bater os ovos em um prato e colocá-los na frigideira. Simples assim e altamente nutritivo, garantindo saciedade e favorecendo um emagrecimento equilibrado. Além disso, é mais saudável que ovo frito, pois usa menos gordura e conserva os nutrientes, podendo ainda ser preparada no forno.

Cuidados necessários para o preparo: Para manter o prato saudável, é importante não usar óleo e substituir a farinha de trigo por aveia ou tapioca e escolher para o recheio alimentos tão saudáveis quanto o ovo. Sardinha, peito de frango desfiado, legumes (cenoura e beterraba raladas, abobrinha, etc), vegetais (espinafre, rúcula, etc) são ideais. Confira algumas opções:

1 – Tomate com queijo minas: O tomate é um fruto cheio de benefícios para a saúde, dentre eles as vitaminas A e C, agentes antioxidantes que o tornam responsável por atuar no combate ao câncer, prevenir o envelhecimento precoce das células e fortalecer o sistema imunológico. A combinação vai bem com o queijo minas, um dos mais indicados por ser fonte de cálcio, mineral associado ao bem-estar dos ossos e músculos e por possuir baixo teor calórico, rodelas de cebola acrescentam à refeição os antioxidantes que beneficiam o sistema cardiovascular.

2 – Rúcula e queijo branco: Com propriedades especiais, a rúcula traz um sabor levemente picante ao prato. A folha é um ingrediente nutritivo, sendo uma boa fonte de ferro que atua no combate à anemia e fortalece o coração, você pode escolher entre a ricota, o queijo minas ou o cottage, opções que possuem baixa quantidade de calorias e dão sabor ao prato.

3 – Cenoura crua e ricota: Incluir os vegetais em diversas refeições do nosso dia é garantia de bem-estar. Ao preparar a omelete com cenoura, aumenta a concentração de vitaminas A, C e do complexo B na refeição, substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhoram a saúde da pele e previnem o desenvolvimento das doenças crônicas. Já a ricota que não é considerada queijo é tão nutritiva quanto o queijo e possui boas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, ajudando a equilibrar o organismo.

4 – Abobrinha e queijo minas: A abobrinha é um vegetal cheio de fibras que aumentam a saciedade além de facilitar o trânsito intestinal e prevenir as complicações cardiovasculares. Além disso, a abobrinha é fonte de potássio, mineral responsável pelo controle da pressão arterial. Para completar a omelete, alguns pedaços de queijo minas ajudam a aumentar a quantidade de proteínas do prato. As omeletes podem fazer parte de qualquer refeição do dia por ser um prato cheio de nutrientes, tornando-as mais saudáveis, completas e garantindo o bem-estar.

 Magali Rogge Mugnaini Abrão – CRN 3602-magali.rogge@terra.com.br

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