6 Dicas para economizar nas dívidas que chegam todo início de ano

O início do ano é um período complicado financeiramente para muitos brasileiros. Matriculas escolares, livros, cadernos, IPTU, IPVA e entre outras contas vão chegando e se acumulando fazendo com que o dinheiro não seja suficiente para todos os pagamentos. Devido a isso muitas famílias já iniciam o ano na inadimplência e demoram um pouco para se organizarem financeiramente. Diante dessa realidade separamos 6 dicas fundamentais para economizar nas dívidas que chegam todo início do ano.

Coloque em um papel todas as contas

É muito importante antes de qualquer coisa se organizar em relação aos pagamentos que virão no início do ano, então, liste em um papel todas as contas que terá que pagar e esteja preparado para elas, se possível vá separando um pouco de dinheiro a cada mês ao longo do ano para já ajudar no valor final que chegara em janeiro.

Para as contas que ainda não se sabe o valor ao certo é possível descobrir. Por exemplo, como consultar o IPTU pela internet? E para resolver esse problema é só acessar o site da prefeitura da sua cidade, ir à opção de IPTU e consultar informando o número de cadastro da sua propriedade. Para quem irá realizar o pagamento do IPTU em 2022 e estava na dúvida já consegue essa informação através da internet.

Organize seu orçamento

Essa dica é fundamental e todas as pessoas deveriam começar aa fazer se ainda não fazem. Aplicativos, planilhas no computador ou até mesmo no caderno são ótimos para que você anote todo o dinheiro que você recebe e quanto irá gastar para assim conseguir se controlar financeiramente e não ficar no vermelho.

Corte gastos desnecessário

Todo final do ano gastos desnecessários surgem, sejam os presentes de Natal ou compras de final de ano, nesse caso evite a utilização do cartão de crédito para não ficar sobrecarregado no ano que virá.

Priorize as dívidas

Se por uma coso você não tiver condições de realizar todos os pagamentos no início do ano priorize. Veja quais tem uma maior taxa de juros para saber qual você deve pagar primeiro e evitar que vire uma bola de neve.

Pesquise antes de comprar

Algumas contas que surgem no começo do ano é possível fazer pesquisas e pedir descontos, como é o caso das dívidas escolares, então faça pesquisas nas lojas de materiais escolares e veja se consegue desconto na matrícula de alguma forma.

Faça uma autoavaliação

Veja se todas as contas que tem para você pagar no começo do ano tem alguma que pode ser evitada ou economizada, se todos os seus gastos são realmente necessários. Essa auto avaliação é extremamente necessária para evitar a inadimplência no futuro e para você virar uma pessoa organizada financeiramente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *